1.13.2010

CACHORROS: FUNÇÃO TERAPÊUTICA


Recentemente, um dos filmes de grande bilheteria do cinema foi Marley e Eu. Baseado num best-seller homônimo, conta a relação de um casal com seu cachorro labrador, levando a platéia do riso às lagrimas.
Não é de hoje que filmes com cachorros exercem fascínio no público. O mercado publicitário inclusive adota estes bichinhos, como maneira de chamar atenção do consumidor.
Os animais de estimação, mais especificamente os cães, têm ocupado cada vez mais um lugar humanizado na família. É possível encontrar na literatura pesquisas que relatam os benefícios fisiológicos e psicológicos, fruto da relação com estes animais.
Os relatos de experiências positivas incluem ainda os de pacientes (hospitalizados ou não) que apresentaram significativa melhora quando tem contato com cachorros.
Para as crianças o benefício desta relação é maior, uma vez que tal convivência cumpre várias funções como o respeito pela vida, o desenvolvimento e troca de afeto, diminuição de ansiedades.
Aprendem ainda a tolerar frustrações, respeitando as diferenças individuais, uma vez que o cachorro não é um brinquedo. A criança passa a compreender que suas ações geram reações, percebendo assim os limites.
Os cuidados com o cão também é uma aprendizagem fundamental e que deve ser estimulada pelos pais, propiciando lições de responsabilidade e autonomia à criança.
A relação emocional é tão forte que a reação à perda de um animal de estimação pode ser comparada a perda de uma pessoa amada, o que também auxilia a criança na compreensão do conceito de morte.
Enganam-se quem considera este intenso sentimento pelos cães característica de pessoas desajustadas socialmente. Pesquisas revelam que pessoas com forte afeição pelos animais mantêm também sentimentos positivos para com os seres humanos.
Os cães suprem alguma carência não só para a criança como para o adulto quando este se sente solitário. Em um ambiente familiar a expressão de afetividade do cachorro incita a harmonia entre os membros, principalmente àqueles que manifestam comportamento dócil.
O convívio com cães promove conforto emocional, tanto para o homem como para o animal, numa relação que comprova uma antiga assertiva de que “o cão é o melhor amigo do homem”.