7.17.2009

TIMIDEZ INFANTIL




Quando pensamos em crianças logo associamos a brincadeiras, algazarras e muita extroversão. No entanto há aquelas que se comportam de maneira tímida mesmo num ambiente familiar a ela.
A timidez, apesar de ser uma dificuldade para o desenvolvimento social sadio, nem sempre é percebida assim, uma vez que a criança quieta agrada a todos por “não dar trabalho”. Somente quando ela entra na escola que seu comportamento torna-se questionável sendo mais facilmente observado nas atividades desenvolvidas em grupo, seja nas tarefas em sala de aula ou no recreio, onde a interação é importante.
Este tipo de timidez não deve ser confundido com a timidez transitória que é comum em situações novas onde a maioria das pessoas sente um desconforto diante de pessoas ou ambientes desconhecidos.
Algumas características da criança tímida:
- isolamento social, apresentando um repertório de desculpas para recusar convites
- Baixa auto-estima, sente-se inferiorizada perante outras crianças
- Fala pouco, tom de voz baixo ou gaguejante
- Expressão corporal reduzida
- insegurança ao expressar suas idéias por receio de ser rejeitada ou de parecer ridícula.
- Dificuldades em expressar seus sentimentos.
Forçar a criança a conviver em grupo ou enfrentar alguma outra situação só vai aumentar sua tensão e ansiedade. É preciso estimulá-la ao convívio social, aos poucos, respeitando seus limites. Mostrar a ela que compreende o que sente porém que acredita na sua capacidade de superação.
Os pais e a escola tem papel ativo no tratamento, devendo ter orientações de como lidar com a situação.


JOSELENE L. FELÍCIO